Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de junho de 2011

Ganhei um smartphone! E agora?

Você ganhou um smartphone ou um tablet?

É... no início é assim... UAU!! Que legal!! Noooossaaaa!!!

Mas depois... para que serve isso? Eu não consigo fazer nada! Presente de grego!

Parece brincadeira, mas esse tipo de situação é mais comum do que parece!

Muitas vezes presenteamos nossos parentes e amores com esses gadgets e não nos damos conta de que nem todo mundo é orientado à tecnologia. Um smartphone, como um iPhone, pode ser logo motivo de frustração ou até brigas em casa, até que o novo usuário descubra que para adicionar músicas e vídeos a ele, são necessárias duas coisas: o iTunes e uma conta na Apple Store.

E quem ganha um aparelho com Android? Vai ter de perceber que o aparelho funciona como um pendrive e precisa conectá-lo a um computador para adicionar suas músicas e vídeos, além de seus arquivos de texto e PDFs.

Brigas... sim!!! Pois quem dá o dispositivo de presente, muitas vezes não têm paciência para ensinar a usá-lo e logo o novo usuário recorre a amigos e colegas de trabalho para ajudá-lo a usar o seu novo "brinquedo".

Assim, da mesma forma que um computador, para fazer o uso real e conhecer grande parte das funcionalidades do seu novo aparelho, é necessário ler muito e estudar o produto. Você pode também procurar cursos e consultores.

Desde de 2009 eu venho ministrando pequenos cursos e palestras para grupos fechados mostrando o potencial e possibilidades desses aparelhos, sejam eles Android, iPhone, iPod, iPad, Tablets e BlackBerry. Algum tempo atrás, eu ministrei para um grupo fechado, algumas coisas que poderiam ser feitas com smartphones chineses equipados apenas com Java; e foi grande o espanto do que esses produtos podem fazer. Agora, imaginem o que você pode fazer com um produto de primeira linha?

Vou listar algumas coisas viáveis com a maioria dos smartphones/tablets:


  1. Email (correio eletrônico)
  2. Seu Orkut e/ou Facebook
  3. Participar de microblogs como o Twitter
  4. Ouvir suas músicas organizadas em listas
  5. Acomapanhar seus seriados preferidos
  6. Ler e editar documentos do Microsoft Office
  7. Monitorar suas atividades física, como corrida e musculação
  8. Acompanhamento de dietas
  9. Controle financeiro pessoal
  10. Realizar pesquisas rápidas no Google
  11. Localização por GPS ou por antena (quando seu aparelho não tem GPS)
  12. Controlar sua agenda
  13. Leitura de ligvros e revistas
  14. Bate-papo no MSN, GTalk ou Yahoo
  15. Monitorar gastos com seu carro
Essas são algumas das coisas que são possíveis, podendo se estender para mais funcionalidades para atividades profissionais específicas, como usar um afinador eletrônico para o seu violão, ou fazer o acompanhamento de batimentos cardíacos, tratar imagens, etc.

Caso seja do seu interesse, estarei minsitrando no mês de Julho/2011, no Rio de Janeiro, Centro, um curso para novos usuários de smartphone e tablets, que em breve estarei divulgando aqui no blog.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário